Foi lançado na cidade da Beira em 24 de Outubro de 2025 “O Seminário Católico de Zóbuè: Entre a Cruz e o Fuzil”

PARTE II

Legenda:
Foto 1: Primeira fila da esquerda para direita, o representante do Secretário de Estado; o bispo auxiliar da Arquidiocese da Beira, Dom António Constantino; o Presidente do Conselho Municipal da Beira, Albano Carige.

Foto 2: O Bispo Dom António Constantino a intervir

Foto 3: Ex-seminarista, Dr. Abel Gabriel Mabunda, dando seu testemunho

Foto 4: Ex-seminarista, Dr. Manuel Saene, dando seu testemunho

Foi lançado na cidade da Beira em 24 de Outubro de 2025 “O Seminário Católico de Zóbuè: Entre a Cruz e o Fuzil”. O livro contou com a apresentação do Dr. Samuel Simango, professor universitário e analista político e com o testemunho do Dr. Abel Gabriel Mabunda que, como o autor, deixou o Seminário de Zóbuè durante o período do “grande êxodo” em 1967, seguindo para a Tanzânia para ingressar na FRELIMO. Contou igualmente com o testemunho do Dr. Manuel Saene, que ingressou no Seminário de Zóbuè durante o período dos Padres Jesuítas.

Intervindo na ocasião, Sua Excelência Reverendíssima Dom António Constantino, Bispo Auxiliar da Arquidiocese da Beira, teceu considerações importantes sobre a obra. Segundo este prelado, o livro “Entre a Cruz e o Fuzil” fornece informações relevantes “sobre uma parte da nossa história recente”.

Defendendo a necessidade dos moçambicanos conhecerem o seu passado, o Bispo Dom Constantino citou um provérbio que diz, “Quem não sabe de onde vem, não saberá para onde  vai”. Exemplificando, ele debruçou-se sobre a narrativa de que havia poucos moçambicanos com ensino superior na época da independência. Segundo o Bispo, o autor do livro “demonstrou com dados concretos e pesquisa séria que a realidade era mais diversa e rica: havia muitos moçambicanos formados e comprometidos (com o futuro de Moçambique) mas nem sempre foram reconhecidos”. 

Mais adiante, Dom António Constantino disse que o autor, através das suas obras, “presta um serviço à verdade e à realidade histórica”. Citou o provérbio que diz: “Até que os leões contem as suas histórias, os contos da caça glorificarão sempre o caçador”:

“Os leões começam a contar a sua história. E só quando todas as vozes são ouvidas, é que a história se torna completa e verdadeira. O Dr. Laweki nos ajuda a compreender que a história é feita de factos e de pessoas concretas […].”

Na mesma linha de pensamento, o Bispo fez saber que o livro “convida os moçambicanos a reconciliação com o passado porque sem reconciliação com a história, nao é possivel um dialogo verdadeiramente inclusivo, nem a cura de feridas, que ainda habitam a nossa memória colectiva”.

O Bispo defendeu a necessidade de “revisitar o passado com serenidade” para que a verdade venha à tona, permitindo assim a cicatrização das feridas do passado.

________________________________________________________________________________________________________________

O Seminário Católico de Zóbuè: Entre a Cruz e o Fuzil

𝐀𝐧𝐨 𝐝𝐞 𝐏𝐮𝐛𝐥𝐢𝐜𝐚çã𝐨 : 2024

𝐄𝐝𝐢𝐭𝐨𝐫𝐚 : Produção Independente

𝐏𝐫𝐞𝐟á𝐜𝐢𝐨 𝐝𝐞 : João M. Cabrita, autor de “Mozambique: The Tortuous Road To Democracy”(Moçambique : O Caminho Tortuoso para a Democracia) e “A Morte de Samora Machel”

𝐍ú𝐦𝐞𝐫𝐨 𝐝𝐞 𝐏á𝐠𝐢𝐧𝐚𝐬: 334

𝐏𝐫𝐞ç𝐨: 1 400 MTS

𝐃𝐢𝐬𝐩𝐨𝐧í𝐯𝐞𝐥: Livraria Mabuko, Livraria Escolar Editora, Livraria Paulinas, Maputo e Livraria Fundza, Beira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *