FOI LANÇADO NA CIDADE DE TETE O LIVRO

“O Seminário Católico de Zóbuè – Entre a Cruz e o Fuzil”

Parte III

Fotos :
1. Sua Excelência Reverendíssima Dom Diamantino Guapo Antunes a discursar
2. O autor do livro, Lawe Laweki, a discursar
3. Sua Excelência Reverendíssima Dom Diamantino Guapo Antunes, o autor (Lawe Laweki), o corpo executivo da UCM-Tete, antigos seminaristas do Zóbuè e audiência.

Para marcar os 75 anos da fundação do Seminário Católico de Zóbuè, uma data que coincide com os 50 anos da independência de Moçambique, foi lançado na cidade de Tete, 28 de Agosto de 2025, o livro “O Seminário Católico de Zóbuè – Entre a Cruz e o Fuzil”. A obra retrata o papel que o primeiro Bispo da Beira, Dom Sebastião Soares de Resende, e os “Missionários da África” ​​desempenharam na educação de jovens africanos da Região Centro, na sua formação para o sacerdócio e na sua transformação em nacionalistas moçambicanos. Retrata ainda o ingresso de muitos desses seminaristas na FRELIMO e a forma como foram antagonizados pela liderança deste movimento, tendo alguns deles sido detidos e outros mortos. Em suma, tal como no livro “Mateus Pinho Gwenjere – Um Padre Revolucionário”, o autor apresenta uma narrativa que poderá mudar a interpretação da história de Moçambique.

O livro contou com a apresentação do Bispo de Tete, Sua Excelência Reverendíssima Dom Diamantino Guapo Antunes, que destacou o “importante papel” que o Seminário Católico de Zóbuè desempenhou na formação de jovens africanos para o sacerdocio, na luta pela independência e pela democracia e “em diversos ramos do saber, nomeadamente no ensino, na saúde, na economia e na administração pública”.

Discursando na ocasiao, o autor, Lawe Laweki, disse  que o Seminário Católico de Zóbuè  que este ano completa 75 anos da sua fundação se destacou na educação de jovens  moçambicanos da Região Centro de Moçambique – actuais  províncias de Sofala, Manica, Tete e Zambézia – em  três vertentes: na educação, na formação para o sacerdócio bem como na transformação desses seminaristas em nacionalistas moçambicanos.

________________________________________________________________________________________________________________

𝐀𝐧𝐨 𝐝𝐞 𝐏𝐮𝐛𝐥𝐢𝐜𝐚çã𝐨 : 2024

𝐄𝐝𝐢𝐭𝐨𝐫𝐚 : Produção Independente

𝐏𝐫𝐞𝐟á𝐜𝐢𝐨 𝐝𝐞 : João M. Cabrita, autor de “Mozambique: The Tortuous Road To Democracy”(Moçambique : O Caminho Tortuoso para a Democracia) e “A Morte de Samora Machel”

𝐍ú𝐦𝐞𝐫𝐨 𝐝𝐞 𝐏á𝐠𝐢𝐧𝐚𝐬: 334

𝐏𝐫𝐞ç𝐨: 1 400 MTS

𝐃𝐢𝐬𝐩𝐨𝐧í𝐯𝐞𝐥: Livraria Mabuko, Livraria Escolar Editora, Livraria Paulinas, Maputo e Livraria Fundza, Beira

Exit mobile version