EM BUSCA DA VERDADE: SINAIS DE UM GOVERNO NÃO PREOCUPADO COM O BEM-ESTAR DO POVO (1)

Este blog foi criado para fornecer informação sobre o conteúdo dos três livros escritos por este autor: Mateus Pinho Gwenjere – A Revolutionary Priest (2019), Mateus Pinho Gwenjere – Um Padre Revolucionário (2021), e O Seminário Católico de Zóbuè – Entre a Cruz e o Fuzil (2024), em particular, sobre a história da luta armada de libertação nacional em Moçambique e sobre temas relacionados com o estabelecimento da paz, da reconciliação genuína e inclusiva e da boa governação em Moçambique.

Ao fornecer informação sobre a história da luta armada de libertação nacional e dos conflitos internos no seio do movimento da FRELIMO, este autor espera que os moçambicanos terão uma melhor compreensão da nossa história. É conhecendo e aprendendo com a história do passado que os povos evitam recorrências da violência, garantindo subsequentemente paz e estabilidade duradouras.

A recusa do governo da Frelimo em abordar a história do passado, reconhecendo os seus erros e abusos, é a principal razão da recorrência da violência em Moçambique e e do contínuo sofrimento do povo moçambicano. Enquanto os erros do passado não forem devidamente reconhecidos e enquanto a necessidade de uma reconciliação genuína e inclusiva não for respeitada, não poderá haver uma paz verdadeira e duradoura em Moçambique. A evidência comprovada revela que as “feridas não cicatrizadas do passado” continuarão a assombrar Moçambique como nação.

SINAIS DE UM GOVERNO NÃO PREOCUPADO COM O BEM-ESTAR DO  POVO

Durante uma visita de estudo a Kambulatsitsi, Província de Tete, em Outubro de 2013, este autor  viu, diariamente, vários longos comboios totalizando seis ou mais por dia, transportando pó de carvão em vagões abertos para o Porto da Beira, sem qualquer cobertura, poluindo o ar e as machambas dos camponeses ao longo da linha férrea.

A empresa brasileira “Vale”, que na altura explorava a mina, vendeu-a à mineradora indiana Vulcan, em 2021, após 15 anos de exploração. Quase 20 anos se passaram e, até hoje, os residentes da Província de Tete queixam-se dizendo que  não sentem qualquer benefício com a exploração da mina. Muito pelo contrário, a sua situação piorou: a poluição do ar e da água está a matá-los lentamente e tudo indica que o governo da Frelimo não está preocupado com isso.

Os recursos naturais se transformam numa maldição quando os mesmos são usados para beneficiar uma pequena elite governante e quando as autoridades não impõem fortes padrões ambientais para regulamentar a sua exploração. Fala-se muito sobre as acções destrutivas do “inimigo externo”. Note-se, no entanto, que o “inimigo externo” não causará danos a um país se não houver descontentamento interno.

________________________________________________________________________________________________________________

𝟏. 𝐌𝐚𝐭𝐞𝐮𝐬 𝐏𝐢𝐧𝐡𝐨 𝐆𝐰𝐞𝐧𝐣𝐞𝐫𝐞 : 𝐀 𝐑𝐞𝐯𝐨𝐥𝐮𝐭𝐢𝐨𝐧𝐚𝐫𝐲 𝐏𝐫𝐢𝐞𝐬𝐭

𝐀𝐧𝐨 𝐝𝐞 𝐏𝐮𝐛𝐥𝐢𝐜𝐚çã𝐨 : 2019

𝐄𝐝𝐢𝐭𝐨𝐫𝐚 : Reach Publishers

𝐍ú𝐦𝐞𝐫𝐨 𝐝𝐞 𝐏á𝐠𝐢𝐧𝐚𝐬: 338

𝐏𝐫𝐞ç𝐨: 1 600 MTS

𝐃𝐢𝐬𝐩𝐨𝐧í𝐯𝐞𝐥: Livraria Mabuko, Maputo e Amazon

𝟐. 𝐌𝐚𝐭𝐞𝐮𝐬 𝐏𝐢𝐧𝐡𝐨 𝐆𝐰𝐞𝐧𝐣𝐞𝐫𝐞 : 𝐔𝐦 𝐏𝐚𝐝𝐫𝐞 𝐑𝐞𝐯𝐨𝐥𝐮𝐜𝐢𝐨𝐧á𝐫𝐢𝐨, 𝟐ª 𝐄𝐝𝐢çã𝐨

𝐀𝐧𝐨 𝐝𝐞 𝐏𝐮𝐛𝐥𝐢𝐜𝐚çã𝐨 : 2021

𝐄𝐝𝐢𝐭𝐨𝐫𝐚 : Produção Independente

𝐍ú𝐦𝐞𝐫𝐨 𝐝𝐞 𝐏á𝐠𝐢𝐧𝐚𝐬:575

𝐏𝐫𝐞ç𝐨: 1 600 MTS

𝐃𝐢𝐬𝐩𝐨𝐧í𝐯𝐞𝐥: Livraria Mabuko, Livraria Escolar Editora, Livraria Paulinas, Maputo e Livraria Fundza, Beira

𝟑. 𝐎 𝐒𝐞𝐦𝐢𝐧á𝐫𝐢𝐨 𝐂𝐚𝐭ó𝐥𝐢𝐜𝐨 𝐝𝐞 𝐙ó𝐛𝐮è : 𝐄𝐧𝐭𝐫𝐞 𝐚 𝐂𝐫𝐮𝐳 𝐞 𝐨 𝐅𝐮𝐳𝐢𝐥

𝐀𝐧𝐨 𝐝𝐞 𝐏𝐮𝐛𝐥𝐢𝐜𝐚çã𝐨 : 2024

𝐄𝐝𝐢𝐭𝐨𝐫𝐚 : Produção Independente

𝐍ú𝐦𝐞𝐫𝐨 𝐝𝐞 𝐏á𝐠𝐢𝐧𝐚𝐬: 334

𝐏𝐫𝐞ç𝐨: 1 400 MTS

𝐃𝐢𝐬𝐩𝐨𝐧í𝐯𝐞𝐥: Livraria Mabuko e Livraria Escolar Editora, Maputo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *