
Lawe Laweki, mais conhecido como João Baptista Truzão, filho de António Sulemane Truzão e de Chaçaça Guente, nasceu na aldeia de Chindío, distrito de Mutarara, actual Província de Tete, a 4 de Janeiro de 1953. Após os primeiros estudos na Missão de São Benedito de Manga, na cidade da Beira, e no Seminário Católico de Zóbuè em Tete, Moçambique, seguiu para a Tanzânia em 1967 para ingressar na Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO).
Depois de treinamento militar no Campo Militar da FRELIMO em Nachingwea, Tanzânia, foi enviado para Dar es Salaam para continuar estudos no Instituto Moçambicano. Após a crise de 1968 na FRELIMO, foi exilado, juntamente com outros estudantes, para o Campo de Refugiados de Rutamba, na Tanzânia, de onde, em 1969, fugiu para Nairóbi, Quênia. Em 1970, obteve bolsa de estudos da International University Exhange Fund (IUEF), Geneva, para prosseguir estudos na St. Teresa’s Boys School em Nairobi e na Shimo-la-Tewa High School em Mombaça, Quénia. Após concluir o ensino secundário, obteve bolsa do Governo Indiano, para se formar em Economia pela University of Poona.
Ao regressar da Índia para Nairobi, Quénia, após graduação em 1977, ensinou brevemente na Escola Secundária da Central School; tendo, de 1978 a 1983, trabalhado para a BBC Monitoring Service, também em Nairobi, Quénia. Em Abril de 1983, partiu para Mbabane, Suazilândia (Eswatini), onde trabalhou para a Embaixada Americana até Dezembro de 1998. Deixou todos os seus três empregos de livre vontade, tendo regressado definitivamente ao seu país natal, Moçambique, em 1999, durante a governação do Presidente Joaquim Alberto Chissano.
Lawe Laweki é Mestre em Estudos de Desenvolvimento pela University of South Africa (UNISA) e autor dos seguintes livros: Mateus Pinho Gwenjere – A Revolutionary Priest, editado pela Reach Publishers, África do Sul, (2019) à venda na Amazon e em Moçambique; Mateus Pinho Gwenjere – Um Padre Revolucionário, 2a Edição, Produção independente (2021) e o Seminário Católico de Zóbuè – Entre a Cruz e o Fuzil (2024) à venda em Moçambique. Desde o seu regresso a Moçambique, escreveu inúmeros artigos sobre economia e política, publicados nos jornais Zambeze e Canal de Moçambique, bem como no blogue Moçambique para Todos.
________________________________________________________________________________________________________________
𝟏. 𝐌𝐚𝐭𝐞𝐮𝐬 𝐏𝐢𝐧𝐡𝐨 𝐆𝐰𝐞𝐧𝐣𝐞𝐫𝐞 : 𝐀 𝐑𝐞𝐯𝐨𝐥𝐮𝐭𝐢𝐨𝐧𝐚𝐫𝐲 𝐏𝐫𝐢𝐞𝐬𝐭
𝐀𝐧𝐨 𝐝𝐞 𝐏𝐮𝐛𝐥𝐢𝐜𝐚çã𝐨 : 2019
𝐄𝐝𝐢𝐭𝐨𝐫𝐚 : Reach Publishers
𝐍ú𝐦𝐞𝐫𝐨 𝐝𝐞 𝐏á𝐠𝐢𝐧𝐚𝐬: 338
𝐏𝐫𝐞ç𝐨: 1 600 MTS
𝐃𝐢𝐬𝐩𝐨𝐧í𝐯𝐞𝐥: Livraria Mabuko, Maputo e Amazon
𝟐. 𝐌𝐚𝐭𝐞𝐮𝐬 𝐏𝐢𝐧𝐡𝐨 𝐆𝐰𝐞𝐧𝐣𝐞𝐫𝐞 : 𝐔𝐦 𝐏𝐚𝐝𝐫𝐞 𝐑𝐞𝐯𝐨𝐥𝐮𝐜𝐢𝐨𝐧á𝐫𝐢𝐨, 𝟐ª 𝐄𝐝𝐢çã𝐨
𝐀𝐧𝐨 𝐝𝐞 𝐏𝐮𝐛𝐥𝐢𝐜𝐚çã𝐨 : 2021
𝐄𝐝𝐢𝐭𝐨𝐫𝐚 : Produção Independente
𝐍ú𝐦𝐞𝐫𝐨 𝐝𝐞 𝐏á𝐠𝐢𝐧𝐚𝐬:575
𝐏𝐫𝐞ç𝐨: 1 600 MTS
𝐃𝐢𝐬𝐩𝐨𝐧í𝐯𝐞𝐥: Livraria Mabuko, Livraria Escolar Editora, Livraria Paulinas, Maputo e Livraria Fundza, Beira
𝟑. 𝐎 𝐒𝐞𝐦𝐢𝐧á𝐫𝐢𝐨 𝐂𝐚𝐭ó𝐥𝐢𝐜𝐨 𝐝𝐞 𝐙ó𝐛𝐮è : 𝐄𝐧𝐭𝐫𝐞 𝐚 𝐂𝐫𝐮𝐳 𝐞 𝐨 𝐅𝐮𝐳𝐢𝐥
𝐀𝐧𝐨 𝐝𝐞 𝐏𝐮𝐛𝐥𝐢𝐜𝐚çã𝐨 : 2024
𝐄𝐝𝐢𝐭𝐨𝐫𝐚 : Produção Independente
𝐍ú𝐦𝐞𝐫𝐨 𝐝𝐞 𝐏á𝐠𝐢𝐧𝐚𝐬: 334
𝐏𝐫𝐞ç𝐨: 1 400 MTS
𝐃𝐢𝐬𝐩𝐨𝐧í𝐯𝐞𝐥: Livraria Mabuko, Livraria Escolar Editora, Livraria Paulinas, Maputo e Livraria Fundza, Beira
